top of page
Foto do escritorJose Antonio Zindel Deboni

Fundos de Investimentos: Escolha Bem Para Não Sofrer

No último ano (2022) os resgates líquidos (depósitos menos saques) da indústria de fundos de investimentos atingiram a marca de R$ 162,9 bilhões segundo a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) .


Mesmo que você não tenha resgatado, você também pode ter sofrido as consequências desses saques em massa. E a questão é bem simples: os fundos de investimentos são uma espécie de condomínio onde todos os investidores possuem cotas de valor igual, o que varia é a quantidade de cotas que cada investidor possui. Porém quando vários cotistas solicitam o resgate o gestor precisa vender os ativos que dão lastro ao fundo, e se as condições de mercado não são favoráveis, os possíveis prejuízos são distribuídos com todos os cotistas.


Os fundos que mais sofrem com esse tipo de situação são principalmente os multimercados e de ações. No ano passado foram exatamente os multimercados que sofreram mais com essa onda de resgates, fechando o ano com R$ 87,6 bilhões de captação negativa.


E qual é o motivo ? Bom, existem várias razões para que o investidor saque seus recursos de um fundo, mas olhando especificamente para os multimercados podemos dizer que na grande maioria foi uma compra equivocada. Explico. Os fundos multimercados podem investir em mercados diversos com estratégias distintas assim buscam sempre retornos maiores do que os juros básicos da economia. Mas normalmente os investidores acabam aplicando nesses fundos em função da rentabilidade passada e que pode não se repetir.


Se o investidor alocar mais recursos do que deveria nesse tipo de fundo, pode comprometer seu patrimônio ou sua situação financeira em períodos de stress de mercado, levando a um desconforto e por consequência o saque mesmo que com prejuízo.


Se for investir em um fundo multimercado invista apenas a parcela destinada ao risco maior e dê preferência para fundos que possuem prazos de resgate superiores a 30 dias, normalmente esses fundos sofrem menos com resgates em massa, já que possuem mais tempo para providenciar a venda e o crédito do resgate.


Quer investir melhor em fundos de investimentos, temos conteúdos práticos e objetivos em nossa plataforma educativa. Não deixe de visitar: www.virtus4.com.br


Quer ler mais?

Inscreva-se em virtus4.com.br para continuar lendo esse post exclusivo.

bottom of page