top of page
Foto do escritorJose Antonio Zindel Deboni

Hora de Colher os frutos (Renda Passiva)

Nesse novo e penúltimo episódio da nossa série, vamos explorar dois conceitos importantes para aqueles que querem ter sua tão sonhada liberdade financeira. Os conceitos de Renda e Patrimônio.


Certamente você sabe o que é renda assim como o que é patrimônio; mas quando falamos de Liberdade Financeira ter patrimônio pode perder a importância quando o que precisamos na verdade é de renda. Vamos usar algo comum a todos que é a declaração anual do imposto de renda.

Quando você declara seus bens e direitos na verdade você está fazendo uma lista do seu patrimônio, sendo que o somatório de tudo o que você possui no ano atual é comparado com o ano anterior, demonstrando sua variação patrimonial. Mas, suponhamos que uma pessoa tenha listado o carro que usa (1), a casa ou apartamento onde mora (2), um outro apartamento que está alugado (3) e o saldo de um investimento em renda fixa (4). Desses quatro itens patrimoniais apenas dois geram renda: o apartamento alugado (3) e o investimento em renda fixa (4). No momento em que a renda do seu trabalho sessar apenas os patrimônios que geram renda serão relevantes para sua nova fase de vida, os demais na verdade irão consumir parte da sua renda.


Olhando para o Mapa da Renda Extra, vemos que agora os itens destacados são Juros, Dividendos e Aluguel fazendo com que: Tesouro Direto, Ações, Fundos Imobiliários e CDB sejam as opções de investimentos preferidas no momento em que você se aproxima do valor total necessário para conseguir bancar seu estilo de vida sem precisar trabalhar.

Isso significa que quando você está criando riqueza, formando patrimônio sua prioridade é investir em alternativas que possam gerar lucro e ganho de capital, que fazem com que seu dinheiro cresça e se multiplique mais rapidamente. Conforme você vai atingindo o valor do seu objetivo final, suas alternativas devem ficar atreladas as oportunidades onde a renda é a prioridade, aquelas que pagam juros, dividendos e aluguel.


Outro ponto que deve ser ressaltado é que no momento de colher os frutos, você não deve se importar tanto se o valor do patrimônio irá variar, desde que a renda gerada seja aquela pretendida e suficiente para custear seu estilo de vida.


Isso é importante pois, algumas alternativas de investimentos como Tesouro Direto, Ações e Fundos Imobiliários tem seu valor estipulado pelo mercado o que pode efetivamente fazer com que o valor total do seu patrimônio flutue com o tempo. Porém essa marcação a mercado só será relevante se você precisar se desfazer do ativo em situação desfavorável para você. A ideia geral da estratégia montada aqui nessa série é de que o total investido seja capaz de gerar renda sem a necessidade de vender nenhum ativo.


Da mesma forma que fizemos no episódio 11, daremos alguns exemplos por tipo de alternativa de como alocar os recursos acumulados em opções que gerem a renda mensal necessária.


Até lá e bons investimentos!

Opmerkingen


bottom of page