Bem vindos ao 7º episódio de nossa série. Já trilhamos um bom caminho até aqui, descobrindo nossos 3 números básicos para a nossa liberdade financeira, criamos um orçamento anual, apresentamos alternativas de como criar um fundo de emergência e no último episódio explicamos como esse fundo deveria ser investido.
Agora entramos em uma nova etapa da sua jornada que é a multiplicação do capital.

Dentro dos 5 estágios do dinheiro, vamos nos aprofundar um pouco mais nos itens de Investir e Multiplicar.
Mas antes vamos resgatar nosso quadro resumo.

Nosso primeiro objetivo foi conseguir a reserva de emergência (no quadro o valor de R$ 36.286,54) que corresponde a 6 meses para bancar os custos essenciais do orçamento exemplo. Para isso nós ganhamos, poupamos e investimentos de forma líquida e segura. Com a reserva de emergência garantida, ficamos seguros e protegidos com relação a fatos que poderiam comprometer nosso futuro.
Agora precisamos iniciar o processo para atingir o valor de R$ 2.585,718,19, que é o valor necessário para bancar o custo de estilo de vida por ano do nosso modelo de orçamento. Lembrando que esse valor irá variar conforme as opções de cada um.
Multiplicação de Capital
Praticamente temos 2 caminhos para multiplicar nossos recursos: Ganhar Mais e Investir Melhor. Ganhar mais não significa apenas ter uma remuneração maior pelo seu trabalho atual, mas sim aumentar as fontes de renda.

Salário é a renda do trabalho;
Lucro é a renda de comprar e vender;
Juros é a renda de empréstimos;
Dividendos é a renda por ser acionista;
Aluguel é a renda por locação de propriedade;
Ganho de Capital é a renda de ativos aumentando o valor;
Direitos Autorais é a renda pelos outros usarem suas ideias.
Das 7 fontes listadas acima podemos destacar: Lucro, Juros, Dividendos, Aluguel e Ganho de Capital como sendo as 5 fontes mais simples que qualquer pessoa pode ter além do salário. Vamos mostrar alguns exemplos:
Lucro: Nada mais é do que comprar por um valor e vender por outro ainda maior. Isso você consegue fazer investindo em Ações, Opções de Ações, ETFs, por exemplo.
Juros: Quando você investe em um CDB você empresta dinheiro ao banco; quando você investe no tesouro direto você empresta dinheiro ao governo federal e tanto o banco quanto o governo pagam juros sobre o valor emprestado.
Dividendos: Quando você compra uma ação e torna-se acionista da empresa, os dividendos é o instrumento pelo qual a empresa retorna seu lucro aos acionistas. Cada empresa possui uma política de pagamento de dividendos, mas todas devem distribuir no mínimo 25% do lucro auferido anualmente conforme legislação. Essa distribuição de dividendos é proporcional ao número de ações que o acionista possui.
Aluguel: O aluguel de imóveis, certamente é uma modalidade de renda bem conhecida dos brasileiros, porém a exigência de um volume maior de capital bem como os custos envolvidos na compra e venda restringem o acesso a essa fonte de renda. Mas os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) é um instrumento de acesso a esse mercado bem mais democrático, já que podemos comprar uma única cota de um FII e receber a renda proveniente dos alugueis mensalmente.
Ganho de Capital: Você pode investir por exemplo em Fundo Cambial que investe em dólar, sendo que se a cotação da moeda americana subir, você terá um ganho de capital já que as cotas do fundo estarão mais valorizadas.
Os exemplos acima foram feitos pensando em utilizar o mercado financeiro pois é acessível à todos. Porém nada impede que você implemente os mesmos princípios de renda utilizando outros instrumentos.
No caso seguiremos com a utilização do mercado financeiro pois qualquer pessoa, independente de quanto recurso ela tem pode iniciar sua estratégia de geração de renda. Uma corretora de valor também é o melhor veículo para implementar qualquer estratégia financeira de geração de renda.
Assim o próximo passo que você deve dar, caso ainda não tenha, é encontrar uma corretora adequada para a implementar sua estratégia financeira. Em nossa loja você encontrará um e-book gratuito com as principais dicas para a escolha de uma corretora independente (link https://www.virtus4.com.br/product-page/escolhendo-uma-corretora-de-valores )
No próximo episódio falaremos de um conceito importante que juntamente com as fontes extras de renda fazem toda a diferença na geração de riqueza e na multiplicação de capital.
Até lá e não deixe de participar com perguntas e comentários. Lembrando que todas as quintas-feiras temos sessões de mentoria em grupo sobre esta série de Liberdade Financeira.
Comentários